25 de abril de 2016

Cesário (Verde)


2010
60.0 x 120.0 x 2.0 cm

1 comentário:

Devir disse...

Cesário Verde é um projecto que integra a pintura de corte de stencil a um layer que teve por base a fotografia: Child with a toy hand grenade in Central Park, N.Y.C. de 1962, da fotografa norte americana Diane Arbus.

A integração e interpretações de fotografias adventes de fotógrafos cujo portefolio me influenciou tem início com o projecto de stencil Cesário.

O stencil, em várias ocasiões foi pintado na rua em Lisboa e no Porto entre 2009 e 2012 ficando posteriormente parcialmente destruído. Uma criança com uma granada na mão no espaço público. Além da insólita visão pretendia fazer uma chamada de atenção para a violência integrada na educação quotidiana das crianças e pretendia uma chamada de atenção para o poder de comunicação directa do movimento street art que então explodiu no palco da arte ocidental.

O quadro Cesário Verde consiste num dos meus primeiros exercícios que faz a ponte entre pintar com recurso à técnica de stencil e pintura. Experimental e expressionista, consolidou o confronto das duas técnicas diferentes entre si resultando numa plasticidade e composição singulares registada somente em 2 quadros; Cesário e Ponte.

Cesário foi pintado em várias sessões no ano de 2010 no atelier colectivo da Galeria Nómada na Flying House em Lisboa. No mesmo ano, a obra integrou o meu corpo de trabalho na exposição colectiva Estado Zero. Desde esse ano tem estado em acervo de autor até Dezembro de 2015, onde foi integrada na minha exposição individual ONAMUH, no espaço Sagrada Família em Alfama, Lisboa.